Quando vamos comprar um computador, seja um PC ou um notebook, há uma lista de itens que devemos escolher para que a máquina atenda as nossas necessidades. Memória, processador, HD, placa de som e tamanho da tela são apenas alguns exemplos dos muitos atributos que devemos levar em conta na hora de escolher um computador. Outro item importantíssimo é o sistema operacional. Você sabe quais as diferenças entre os três sistemas operacionais mais usados hoje no mercado?
A boa notícia é que os processadores atuais permitem que os computadores rodem mais de um sistema operacional. Sendo assim, fica mais fácil você testar e trabalhar em aplicativos dos três sistemas.
Windows – Sistema operacional da Microsoft
O novo Windows 7 chegou ao mercado em duas versões: Home Premium e Professional. O sistema exigirá potência do seu micro: processador de 1GHz, dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior, memória RAM acima de 1GB e espaço em disco acima de 16 GB. O Windows 7 Home Premium permite criar facilmente uma rede local e compartilhar todas as fotos, vídeos e músicas favoritas. Você pode até assistir a TV, com direito a pausar, retroceder e gravar. É um sistema operacional pensado em garantir entretenimento ao usuário.
Com o Windows 7 Professional, você pode executar vários programas de produtividade do Windows XP e recuperar dados facilmente, com backups automáticos de sua rede doméstica ou empresarial. Você também pode se conectar a redes empresariais com mais segurança. O Windows 7 Professional conta também com os recursos de entretenimento do Windows Home Premium.
Mac OS X – Sistema operacional da Apple
Os usuários Apple dizem que quem usou um Mac uma vez, nunca mais quer um PC. Apesar de o sistema operacional da Apple e o Windows, geralmente, permitirem a realização das mesmas tarefas, a interface Mac tem menos camadas, níveis e configurações ocultas. O sistema operacional é fácil, prático, poderoso e robusto.
O que mais impressiona no Mac, à primeira vista, é a sua elegante interface de usuário, possível com a ajuda de tecnologias gráficas. Isso faz com que ele seja o queridinho dos amantes do design, arquitetura e de pessoas que mexem com programas de imagem, som e vídeo.
O Mac OS X foi criado pensando em simplicidade e elegância. Por isso, quando você navega pela web, verifica suas mensagens ou bate papo com um amigo que está em outro continente, tudo é mais simples de executar. Ele foi desenvolvido sob o alicerce UNIX, que fornece estabilidade, desempenho, ambiente gráfico amigável e suporte aos padrões líderes de mercado em Internet. O Mac OSX exige memória RAM acima de 1GB e espaço em disco acima de 5 GB.
Linux – sistema operacional da Linux
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard (HP), entre outras.
O Linux é um sistema operacional de código aberto e de livre distribuição. Por ser de código aberto o é possível fazer infinitas configurações. O usuário que dominar linguagem de programação pode alterá-lo e fazê-lo funcionar da forma que bem entender.
É um sistema bastante seguro, porém não é tão intuitivo como o Windows e nem tão simples como o Mac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário